O que é Assistência Farmacêutica, e sua importância para a sociedade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

De acordo com a OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e restabelecimento da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, visando o acesso e o uso racional. Tais preceitos agrupam a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e matérias primas, como também a programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população – Resolução nº 338, de 06 de maio de 2004, Conselho Nacional de Saúde.

No âmbito público a Assistência Farmacêutica se alicerça na Política Nacional de Medicamentos do Ministério da Saúde — MS, que após ampla discussão, aprovou, em outubro de 1998, a Portaria GM N° 3.916/98, instrumento que passou a orientar todas as ações no campo da política de medicamentos do país.

No âmbito privado, as empresas que atuam na dispensação de medicamentos, devem levar a sério tais orientações e empreender todo o esforço a fim de garantir que os cidadãos tenham acesso a Assistência Farmacêutica.

Podemos listar alguns dos principais cuidados que a envolvem dentro da farmácia:

– O modo correto de dispensar o medicamento (significa a embalagem utilizada, que deve ser apropriada quanto a temperatura para transporte e armazenamento);

– A administração do medicamento por parte do paciente, que já recebe orientação correta do médico, mas que pode e deve ser reforçada pelo profissional farmacêutico; uma vez na casa do paciente o armazenamento correto;

– Reforçar também o horário de administração;

– Dissolver dúvidas e angústias do paciente em relação a possíveis interações e efeitos colaterais;

– Reforçar o não uso de medicamentos por conta própria;

– Enfatizar o risco do medicamento causar hábito ou dependência, caso isso se aplique.

Estas são algumas das informações e orientações que o profissional farmacêutico está capacitado a prestar, e que irão contribuir para o sucesso terapêutico.

Além disso, os farmacêuticos são profissionais de alta relevância dentro da sociedade: é o principal gerenciador do setor de farmácia nas unidades de saúde, o responsável por conferir as receitas prescritas pelo médico e dar as orientações corretas aos pacientes, capacitado para atuar em diversas áreas, como rede sanitária, hospitais, consultórios, clínicas; capacitado para atuar na manipulação, infusão e aplicação de medicamentos; e em todo e qualquer estabelecimento que faça, dispensação, venda e distribuição de produtos pra saúde como no caso das drogarias particulares. Junto do médico e dos demais profissionais de saúde que formam as equipes multidisciplinares de acompanhamento, buscam o sucesso do tratamento e a consequente melhora na vida dos pacientes.

A Remed Medicamentos Especiais e as empresas do Grupo THM, estão altamente empenhadas em garantir o melhor serviço à comunidade, seus profissionais farmacêuticos são comprometidos e capacitados para prestar Assistência Farmacêutica e assim contribuir para melhora na qualidade de vida da população.

Bárbara Santo, farmacêutica do Grupo THM, acrescenta que “ser farmacêutico é ver nos momentos difíceis uma solução, é tratar do próximo com o coração sem contra indicação!”

Grupo THM – Total Health Medicine

Colaboração: Bárbara da Silva Monte Santo – Farmacêutica Marca Distribuidora – CRF 521143

Clique aqui para acessar nosso e-commerce e conferir nossos produtos em destaque. Sempre consulte seu médico antes de utilizar um novo produto.

Fontes: Inca | OPAS | CNS | Ministério da Saúde

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Receba Nossa Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades do Blog da Remed. Nós não enviamos spam, combinado?