Atividades Físicas: dicas para não se machucar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

O exercício físico faz muito bem à saúde por diversas razões: nos auxilia no emagrecimento, melhora da postura e na flexibilidade. Cada dia, se faz mais necessária a prática da atividade física, pois o sedentarismo, que está relacionado à diversas doenças, cresce, se tornando um mal da vida moderna.

Podemos pensar em atividades de intensidade baixa, como andar, subir escadas, dançar, pedalar, que são simples e já trazem algum benefício. Qualquer indivíduo saudável pode praticar. Também podemos pensar em atividades mais elaboradas, como musculação, cross-fit e treinamento funcional. Nesse caso, é imprescindível o acompanhamento de um profissional de educação física para a execução ser segura e sem riscos tanto ao iniciante como ao aluno avançado.

Outro cuidado importante em qualquer exercício escolhido é a hidratação e alimentação adequados para melhor aproveitamento da prática. Assim, pode-se garantir o bem-estar e o sucesso da modalidade escolhida. A hidratação pode ser feita antes da atividade com 400 a 600ml de água, durante o exercício, em torno de 150ml e após a atividade repor gradativamente. Os isotônicos só são recomendados após exercícios extenuantes.

Quanto á alimentação, antes do exercício recomenda-se os carboidratos (frutas, pães) para se ter energia suficiente para a atividade. Após o treinamento recomenda-se alimentos ricos em proteína, como: carne, leite, e ovos por atuarem na regeneração muscular.

A atividade física traz vários benefícios a quem pratica: melhora o sono, ameniza a ansiedade, recupera a autoestima, além disto, facilita a convivência em grupos, melhorando também a sociabilização entre os indivíduos.

Importante observar o uso adequado das roupas para o calor intenso. As roupas devem ser leves e permitir a transpiração. O horário do sol também deve ser observado: exercício ao ar livre deve ser feito antes das 10h e após as 17h para evitar a hipertermia(corpo super aquecido).

Em cada fase da vida temos a função do exercício. Na infância é vital para combater a obesidade infantil e melhorar a cognição; na adolescência auxilia na coordenação e aumento de força; na fase adulta diminui a ansiedade e o stress e finalmente na terceira idade, melhora auto-estima e fortalece os ossos e articulações.

Vale ressaltar, então, o papel da atividade física na vida das pessoas e o quanto ela se torna importante em cada processo de evolução: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Assim poderemos obter indivíduos mais saudáveis e com maior qualidade de vida.

Giovanna Pérez CREF 3577/G-RS

Professora Especialista em Treinamento Físico Personalizado

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Receba Nossa Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades do Blog da Remed. Nós não enviamos spam, combinado?