O calendário marca o Dia do Homem no Brasil, porém mais do que uma simples data comemorativa, este é um momento crucial para uma reflexão que a sociedade insiste em adiar: a saúde e o bem-estar masculinos.
Culturalmente, o homem foi ensinado a ser o “forte”, o provedor, o que “não chora” e principalmente, o que “não fica doente”. Essa armadura social, tem um custo altíssimo. Ela se transforma em uma barreira que impede milhões de homens de buscar ajuda e se cuidar.
Da invencibilidade à coragem: redefinindo a força masculina pelo cuidado
Já parou para pensar que, a frequência de frases como “homem não é mole” ou “isso passa sozinho” são repetidas? Elas representam a chamada masculinidade tóxica, um conjunto de normas que ao exigir uma rigidez emocional e física, coloca a vida e a saúde dos homens em risco.
O resultado dessa cultura é alarmante:
- Menor frequência médica: homens, em geral, procuram o médico com menos frequência e só o fazem quando a doença já está em estágio avançado.
- Menor expectativa de vida: segundo dados globais, a expectativa de vida masculina é consistentemente menor que a feminina, em grande parte devido à negligência com a saúde.
- Saúde mental ignorada: pedir ajuda psicológica ou falar sobre sentimentos é, muitas vezes, visto como fraqueza, o que contribui para o aumento de casos de depressão e ansiedade não tratados.
Do silêncio à cura: autocuidado como a chave para a nova masculinidade
Neste Dia do Homem, o convite é para você tirar a sua armadura e adotar uma nova atitude em relação à sua saúde. O autocuidado não é um luxo, é uma necessidade e a maior prova de amor-próprio e responsabilidade que você pode dar.
A vida é um projeto a longo prazo. Assim como você investe em sua carreira ou em bens materiais, é fundamental investir no seu bem mais precioso: sua saúde.
Como e por onde começar:
- Agende um Check-up: marque uma consulta de rotina com um clínico geral ou urologista. Simplesmente faça!
- Movimente-se: não é sobre ser atleta, é sobre não ser sedentário. Caminhe, corra, jogue bola, o importante é a consistência.
- Cuide da sua Mente: se você tem se sentido constantemente estressado, triste ou irritado, procure um profissional de saúde mental.
- Converse: permita-se ser vulnerável com amigos, familiares ou parceiros. Compartilhar a carga a torna mais leve.
Cuidar de si é a maior prova de amor e responsabilidade que você pode dar a quem você ama.
Remed e o suporte especializado que você precisa
Na Remed o seu tratamento é levado a sério, com cuidado que supera barreiras logísticas e o constrangimento de buscar ajuda.
Oferecemos um suporte humanizado e discreto para que você priorize o seu tratamento com tranquilidade!
Lembre-se: A força de um homem está também na sua capacidade de se cuidar!

